terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AINDA SOBRE O PROJETO GONÇALVES DIAS I ENCONTRO SÃO LUÍS-CAXIAS

GONÇALVES DIAS

PROJETO GONÇALVES DIAS
I ENCONTRO SÃO LUÍS-CAXIAS
ORGANIZADORES:

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO - IHGM
Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo - Presidente
FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO MARANHÃO - FALMA
Álvaro Urubatan Melo - Presidente
SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO ESTADO DO MARANHÃO - SCLM
Dilercy Aragão Adler - Presidente
ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS - ACL
Jacques Inandy Medeiros - Presidente
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CAXIAS - IHGC
Arthur Almada Lima Filho - Presidente
ACADEMIA SERTANEJA DE LETRAS EDUCAÇÃO E ARTES DO MARANHÃO - ASLEAMA
Manoel de Páscoa Medeiros Teixeira - Presidente
Local: Auditório do IHGC
“Casa de César Marques”
Horário: 18h 30 min.
2012

Erlinda Maria Bittencourt - Diretora de Relações Públicas - IHGC - Diretora de Cultura - ASLEMAJoseneyde Ferreira Vilanova - Síca Mantenedora - IHGC - Secretária - ASLEAMA


JUSTIFICATIVA

Pugnar pelas glórias dos filhos caxienses é dever de todo cidadão nascido no torrão natal gonçalvino. Foi o próprio Gonçalves Dias que assim previu: “E o nosso nome voará de boca em boca - de pais a filhos - até as remotas gerações e o esquecimento não prevalecerá contra ele...” (Gonçalves Dias)
Um encontro poético Gonçalvino entre os atores e instituições parceiras da cultura maranhense, não só fará valer tão certa profecia (e coincidentemente em prol do próprio autor), bem como será motivo de orgulho e de satisfação, posto que se intenta resgatar a memória daquele que se fez eterno tanto internacionalmente quanto nacionalmente, em nossas mentes e corações.


OBJETIVOS

Socializar o projeto Gonçalves Dias à sociedade caxiense;
Discutir o projeto Gonçalves Dias;
Apresentar poemas já existentes sobre Gonçalves Dias;
Declamar poemas sobre Gonçalves Dias por poetas contemporâneos.

PROGRAMAÇÃO

18h30min. - Abertura oficial (auditório do IHGC) - Des. Arthur Almada Lima Filho - Presidente do IHGC
Execução do Hino Nacional Brasileiro
19h00 - Apresentação e Discussão do Projeto (auditório) - Dilercy Adler Aragão
20h00 - 21h00 - Leitura de poemas para Gonçalves Dias, já existentes.
21h00 - 22h00 - Leitura de 10 poemas por poetas caxienses e poetas convidados.
22h00 - Coquetel.

NASCE UMA ESCRITORA OU UMA GRANDE BIÓGRAFA - DÉBORA VIEIRA FONSECA.

DR. FERNANDO EZEQUIEL FONSECA - +24-09-2011.
DÉBORA VIEIRA FONSECA
"Lúcia Helena.

Esse texto é um trabalho da escola, escrito em 2010. A intenção era transformá - lo numa biografia, por isso tantas informações de currículo. Utilizei um trecho de "Sob Um Olhar Azul" de Diógenes da Cunha Lima, pois trabalhávamos este livro na escola, e o texto que escrevemos foi inspirado nesse livro.
Não sei se tenho o dom de escrever bem, como Dadá e você possuem. Mas espero que goste do que escrevi.

Delicie-se com alguma lembrança boa, e que as minhas palavras possam trazer um pouco do muito que foi vovô.

Débora"

*********************************************************************************

"FRUTOS DE UM SÁBIO
Débora Vieira Fonseca

Fernando Ezequiel Fonseca, para mim: vovô. Vovô Fernando. Nome que carrega consigo a essência da sabedoria, e muito admirado por mim desde meus tempos de criança.
Homem íntegro, cujo nome fora uma escolha paterna, e uma homenagem feita ao ilustríssimo médico carioca Fernando Magalhães, que foi professor de seu pai, o médico Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, quando cursava medicina no Rio de Janeiro. De acordo com vovô, Fernando Magalhães foi um verdadeiro guru acadêmico para o seu pai.

Nasceu em 26 de abril de 1927, natural da “terra dos verdes carnaubais”, denominação poética a cidade do Açu, no Rio Grande do Norte. Viveu, em sua cidade natal, boa parte de sua infância, sobre a qual fala saudoso, relembrando as tantas carnaúbas, e os festejos da cidade. Das festas, as mais citadas são: o colorido dia de São João, cheio de bandeirinhas, balões e fogueiras, e o dia de Natal, a ida a igreja com a família, sempre bem penteado pela mãe, Maria Helena, para assistir a missa do galo.
Alfabetizou-se no Colégio Nossa Senhora das Vitórias, da congregação das Filhas do Amor Divino em Açu. Já rapazola, foi estudar na capital, onde fez o curso ginasial no colégio Santo Antônio, da congregação dos irmãos Maristas. Mudou-se de Natal para o Recife, onde cursou o científico na capital Pernambucana, no colégio Pedro Augusto.
Em 1046, terminando o curso científico, presta vestibular para medicina e é aprovado. Matricula-se no mesmo ano na faculdade de medicina de Recife. Apaixonou-se pela medicina cada vez mais ao decorrer do curso, extrapolando todas as expectativas que criou quando criança, ao ver o pai exercer a profissão com tanta maestria.
Em 06 de dezembro de 1951, gradua-se. Logo após se especializa em ginecologia e obstetrícia. Em 1952 regressa a Natal e inicia suas atividades como médico. Como profissional da medicina, foi cirurgião geral do hospital Miguel Couto, atual hospital professor Onofre Lopes; obstetra da Maternidade Escola Januário Cicco, plantonista durante muito tempo no serviço de Pronto-Socorro de Natal. Estagiou no hospital das clínicas de São Paulo, no serviço de clínica cirúrgica do professor Edmundo Vasconcelos. Em 1953, submeteu-se a concurso de provas e títulos e foi nomeado cirurgião do IAPC (Instituto de Apoio aos Profissionais da Ciência).
Exatamente três anos após sua graduação, acontece em Natal o baile de formatura da turma de 1954 da Escola Doméstica, no Aéro Clube.
Lá Fernando conhece Graziela - carinhosamente apelidada pelos netos de Dadá - com quem namorou durante dois anos e casou-se, em março de 1957. Iniciaram a vida de casados muito bem. Nós, os netos, costumamos brincar dizendo que Vovô e Dadá tiveram “férias-de-mel”, pois nunca soubemos de algum outro casal que prolongasse tanto a lua-de-mel. Foram dois meses bem proveitosos, sendo recebidos por Salvador, depois de navio, passaram pelo Rio de Janeiro, Santos, Montevidéu, Buenos Aires, Mar Del Plata, e no regresso, desembarcaram em Recife.
Após a extensa lua-de-mel, ele retoma suas atividades.
Ao decorrer de sua vida profissional, montou sua própria clínica e trabalhou em todos os hospitais de Natal.
Foi também professor fundador da Faculdade de Medicina de Natal, onde exerceu a cátedra de Patologia Geral e posteriormente, clínica cirúrgica.
Foi membro do Conselho Universitário da UFRN, e o primeiro diretor do Hospital das Clínicas. Conheceu como médico visitante, a Universidade de Geogertown, em Washington, nos Estados Unidos, a convite da fundação Hope. Como professor visitante, conheceu as Universidades de Coimbra, em Portugal, e Sorbone, na França.
Foi sócio fundador e presidente da Sociedade Cultural Brasil-Estados Unidos de Natal, e no ano de 1958 foi admitido em Rotary Internacional - Distrito 4500. Presidiu seu clube rotário em dois mandatos.
Ocupa a cadeira de n° 34 na Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, cujo patrono é o seu genitor - Ezequiel Epaminondas da Fonseca.

Posso dizer que vovô teve uma vida realizada e cheia de conquistas. Uma vida profissional maravilhosa e com um currículo invejável. Porém, além de todos esses títulos e méritos recebidos, e de todo o seu requinte e educação, o que me dá mais orgulho em tê-lo como avô, é saber que ele realizava sua profissão com amor.
Até hoje, quando me identifico como sua neta, as pessoas me contam de sua jornada, e falam em como ele ajudou a quem precisava. De acordo com Diógenes da Cunha Lima, “os homens são cordiais, ou não cordiais” - Sob Um Olhar Azul, p. 13 - e cordial é uma das tantas palavras que representam este homem.
Ele soube fazer de sua vida, uma vida especial, deixou sua marquinha no mundo, foi útil à toda a sociedade. Soube ser feliz da melhor forma: praticando o amor. Seja o amor ao próximo, amor à profissão, ou apenas o amor em ajudar. Hoje, ele tem 83 anos, está casado com Dadá há 53. É fã de jazz e da música instrumental, de uma boa coca-cola gelada com batatinha frita - deduzo que esse exótico paladar tenha sido influência americana, devido as tantas viagens e ao período da Segunda Guerra Mundial, o qual foi fortemente vivido em Natal - e de ler.
Valoriza tanto a arte da leitura, que em 2003, escreveu um livro: "Elogio ao Patrono". Homenageando seu patrono na cadeira de n°34 da Academia de Medicina. Tem quatro filhos e doze netos. É um homem tranquilo, e apaixonado por sua vida. Um exemplo de cidadão, de profissional, de homem, e de sabedoria, que se perpetuará para sempre na minha vida e em meu coração".

__________________________________________________________

Texto escrito em 2010, antes do encantamento do Dr. Fernando Fonseca.

CORDELISTA ZÉ SALDANHA SERÁ HOMENAGEADO MAIS UMA VEZ, EM 17-02-2012, NO MIDWAY MALL.

ZÉ SALDANHA
CORDELISTA ZÉ SALDANHA
Tudo confirmado para o próximo evento do Cordel no Shoping, programado para o dia 17 -02- 2012, às 19 horas, na Livraria Saraiva (antes Siciliano), do Midway Mall, quando haverá outra homenagem ao saudoso poeta popular Zé Saldanha.
O evento contará também com a parceria da
Associação Estadual de Poetas Populares - AEPP, cujo presidente é o
Sr. José Lucas. A programação constará de uma cantoria, com a
participação de repentistas (ainda veremos quem são). Haverá também a
participação da família do poeta homenageado, com recitação de alguns
cordéis do mestre Zé Saldanha. Pretendemos fazer algumas projeções em
multimídia, utilizando os equipamentos da Livraria (TV e DVD), como
foi feito no último evento.
Pretendemos confeccionar o cartaz com a seguinte chamada: Projeto
Cordel no Shopping, em parceria com a Associação Estadual de Poetas
Populares - AEPP, apresentam: VIVA ZÉ SALDANHA ! (memória do poeta em cantoria).

Será um prazer em receber os amantes do Cordel que é a fala do povo.

Data: 17-02-2012
Hora: 19 h
Local: Livraria Saraiva (antiga Siciliano) no Midway Mall

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PROJETO GONÇALVES DIAS EM CAXIAS/MA, OBTEVE SUCESSO COMPLETO!

GONÇALVES DIAS
DR. ARTHUR ALMADA LIMA FILHO E A DRA. DILERCY ADLER
REUNIÃO DO PROJETO GONÇALVES DIAS
CONFRADES DO IHGC/MA
PROJETO GONÇALVES DIAS
ERLINDA BITTENCOURT E DILERCY ADLER

PROJETO GONÇALVES DIAS - ENCONTRO EM CAXIAS / MA

seg, 30/01/12
por Leopoldo Vaz |categoria Informação, Literatura & Esporte, VISITANDO O MARANHÃO

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM - dentro da programação dos 400 anos da Formação do Maranhão e Fundação de São Luis - instituiu o PROJETO GONÇALVES DIAS, proposta da Confreira Professora - Doutora Dilercy Adler.

Na difusão desse projeto ao mundo todo - já se recebeu poesias louvativas ao nosso Poeta Maior de vários países da América Latina - Caxias, berço do Vate Tupiniquim, não poderia deixar de participar. O emprenho da Profa. Dilercy trouxe aquela sociedade paraagirem como co-partícipes dessa programação, realizando até o momento duas reuniões com membros dos diversos entes científicos e culturais daquela próspera cidade.
O Projeto Gonçalves Dias teve seu lançamento oficial durante a Feira do Livro de São Luis. E o inicio das atividades se deu neste final de semana, como não poderia deixar de ser, em Caxias, terra natal de Gonçalves Dias. A Profa. Dilercy encaminhou relatório do que houve naquela cidade:

Boa tarde queridos Confrades e Confreiras,

Acabei de chegar de Caxias e gostaria de transmitir a todos a magnanimidade do Encontro de ontem (28/01/2012), em Caxias.
Foi uma bela festa! A programação (que consta no Folder, em anexo), foi totalmente concretizada e o clima era de muito entusiasmo em relação ao Projeto. Foram melhor detalhadas as idéias iniciais da ações. A Professora Deusimar está envolvendo outras cidades próximas a Caxias de forma efetiva. O grupo de Caxias ficou de nos enviar em breve mais dados para o Projeto, no tocante a nome de pessoas e Instituições.

Todos os organizadores de Caxias estavam presentes: Arthur Almada Lima Filho - Presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CAXIAS - IHGC; Jacques Inandy Medeiros - Presidente da ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS - ACL ; Valéria Cristina Soares Pinheiro do CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS - CESC/UEMA; Manoel de Páscoa Medeiros Teixeira - Presidente da ACADEMIA SERTANEJA DE LETRAS EDUCAÇÃO E ARTES DO MARANHÃO - ASLEAMA; Erlinda Maria Bittencourt - DIRETORA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - IHGC - DIRETORA DE CULTURA - ASLEMA; Joseneyde Ferreira Vilanova - SÓCIA MANTENEDORA - IHGC - SECRETÁRIA -ASLEAMA e muitos outros convidados entre eles a Secretária de Cultura e Turismo -Walkiria Araújo que desde a primeira apresentação do Projeto tem demonstrado simpatia.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Valquíria Araújo Fernandes de Oliveira; do Memorial da Balaiada - Profª Mª Bertolina Costa; da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias – Pedro de Freitas Amorim; Nacional Gás - José de Arymatéa Assunção; Sócia Mantenedora IHGC - Mabel de Sousa Medeiros; Sócio Efetivo Fundador IHGC - Prof. Manoel de Páscoa Medeiros Teixeira e Sócio Mantenedor - Hélio de Sousa Queiroz.

Os Objetivos foram plenamente alcançados e diziam respeito a:

- Socializar o projeto Gonçalves Dias à sociedade em geral;
- Discutir o projeto Gonçalves Dias;
- Apresentar poemas já existentes sobre Gonçalves Dias;
- Declamar poemas sobre Gonçalves Dias por poetas contemporâneos.

Nesta oportunidade gostaria de agradecer a todos os presentes, organizadores e órgãos que apoiaram o evento nas pessoas do Dr. Arthur Almada Lima Fiho e da Profa. Erlinda Maria Bittencourt que foram incansáveis para que tudo ocorresse de forma produtiva e agradável. Foi uma noite memorável.
Em anexo reenvio o Folder do Encontro e o Projeto (ainda a ser concluído).

Atenciosamente.

Dilercy Adler

”Amizade! União, virtude, encanto, consórcio do querer, da força da alma.” (Antonio Gonçalves Dias)

APOIO

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Valquíria Araújo Fernandes de Oliveira
Memorial da Balaiada - Profª Mª Bertolina Costa
Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias - Pedro de Freitas Amorim
Nacional Gás - José de Arymatéa Assunção
Sócia Mantenedora IHGC - Mabel de Sousa Medeiros
Sócio Efetivo Fundador IHGC - Prof. Manoel de Páscoa Medeiros Teixeira
Sócio Mantenedor - Hélio de Sousa Queiroz

ORGANIZADORES:

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO - IHGM
Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo - Presidente
FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO MARANHÃO - FALMA
Álvaro Urubatan Melo - Presidente
SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO ESTADO DO MARANHÃO -SCLM
Dilercy Aragão Adler - Presidente
ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS – ACL
Jacques Inandy Medeiros - Presidente
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CAXIAS - IHGC
Arthur Almada Lima Filho - Presidente
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS - CESC/UEMA
Valéria Cristina Soares Pinheiro

ACADEMIA SERTANEJA DE LETRAS EDUCAÇÃO E ARTES DO MARANHÃO - ASLEAMA

Manoel de Páscoa Medeiros Teixeira - Presidente
Erlinda Maria Bittencourt - Diretora de Relações Públicas - IHGC -Diretora de Cultura - ASLEMA
Joseneyde Ferreira Vilanova - Sócia Mantenedora - IHGC - Secretária -ASLEAMA

PROJETO GONÇALVES DIAS

I ENCONTRO SÃO LUÍS-CAXIAS

Local: Auditório do IHGC - “Casa de César Marques” Horário: 18h 30 min. 2012

JUSTIFICATIVA

Pugnar pelas glórias dos filhos caxienses é dever de todo cidadão nascido no torrão natal gonçalvino. Foi o próprio Gonçalves Dias que assim previu: “E o nosso nome voará de boca em boca - de pais a filhos - até as remotas gerações e o esquecimento não prevalecerá contra ele…” (Gonçalves Dias)
Um encontro poético Gonçalvino entre os atores e instituições parceiras da cultura maranhense, não só fará valer tão certa profecia (e coincidentemente em prol do próprio autor), bem como será motivo de orgulho e de satisfação, posto que se intenta resgatar a memória daquele que se fez eterno tanto internacionalmente quanto nacionalmente, em nossas mentes e corações.

OBJETIVOS

Socializar o projeto Gonçalves Dias à sociedade em geral;
Discutir o projeto Gonçalves Dias;
Apresentar poemas já existentes sobre Gonçalves Dias;
Declamar poemas sobre Gonçalves Dias por poetas contemporâneos.
PROGRAMAÇÃO
18h30min. - Abertura oficial (auditório do IHGC) - Des. Arthur Almada Lima Filho - Presidente do IHGC
Execução do Hino Nacional Brasileiro
19h00 - Apresentação e Discussão do Projeto (auditório) - Dilercy Aragão Adler.
20h00 - 21h00 - Leitura de poemas para Gonçalves Dias, já existentes.
21h00 - 22h00 -Leitura de poemas por poetas caxienses e poetas convidados.
22h00 - Coquetel.

PRÊMIO HANGAR EM SUA 10 EDIÇÃO, DIA 31-01-2012, ÀS 20 HORAS, NO TAM.


E VAI CHEGANDO O MOMENTO DE SE ANUNCIAR O PRÊMIO HANGAR EM SUA 10ª EDIÇÃO.

O Teatro Alberto Maranhão (TAM) preparando-se para a grande noite da 10ª edição do Prêmio Hangar com o tema - NORDESTE MUSICAL DE ELINO JULIÃO E LUIZ GONZAGA.

O prêmio reúne o que há de melhor em nossa música com vários artistas
Data: 31-01-2012
Hora: 20h
Local: TEATRO ALBERTO MARANHÃO


Entre os convidados especiais estão o Duo Finlândia ( formado por um paulista e um argentino) que fará abertura da noite e os cearenses da banda Água de Quartinha que farão encerramento da premiação.

No recheio da noite artistas potiguares de diferentes estilos musicais apresentarão versões para os sucesso de Elino Julião e algumas de Luiz Gonzaga.

O forró pé de serra vai virar samba com os integrantes do grupo Arquivo Vivo, vai virar Funk com o Emblemas. Mas também será cantando em sua origem com o Forró NaManha e as Nordestinas.

Geraldo Carvalho, Andróide Sem Par, Allan Negão do RastaFeeling, Carlos Zens, Romildo Soares, PeduBreu, Im Not Cat Now, Willian Guedes, Kelly Wange e Dodora Cardoso completam as surpresas musicais.

Cerca de 30 bandas/ intérpretes/ compositores e instrumentistas disputam o Troféu Clave de Sol em 11 categorias do Prêmio Hangar de Música, que premiará os destaques da música no ano de 2011.

Os músicos indicados e premiados em edições anteriores são convidados da noite, mas quem quiser conferir e assistir a premiação poderá adquirir alguns dos ingressos que foram disponibilizados para a venda nas Lojas Arte Musical do Via Direta e da Rua João Pessoa no centro da Cidade.

Informações: 3234 -95 41 / 3211 6444 / 9175 9870

sábado, 28 de janeiro de 2012

O CLUBE DE ENGENHARIA DO RN REALIZA PELO 11° ANO, O BAILE DE CARNAVAL, DIA 04-02, ÀS 15:OO.

VÁ DANÇAR O FREVO NO BIG BAILE DE MÁSCARA DO CLUBE DE ENGENHARIA.
UMA TARDE QUE VAI SE EMENDAR COM A NOITE EM CLIMA DE CARNAVAL COMO NOS TEMPOS PASSADOS.
CONTATOS PELOS CELULARES:
9427 3363 / 9128 4591/ 9113 0427/ 8144 0805
CARLOS MORAIS DOS SANTOS
www.culturaseafectoslusofonos.blogspot.com


Este nosso blog continua em estado de luto, pelo falecimento do seu querido e distinto membro do nosso "Conselho Editorial - dr. Enélio Lima Petrovich - nosso querido amigo pessoal, cuja perda muito nos dói e a quem prestamos o justíssimo dever de honra a uma das mais distintas, generosas e profícuas figuras da Cultura do RN e do Brasil. E grande guardião do maior e mais antigo acervo histórico-cultural do RN, como empenhado e competente Presidente do IHG/RN - Brasil, numa missão por mais de 40 anos de profunda dedicação. Esse tributo de homenagem e declaração de luto, é também, ditado pela grandeza dos afetos que nos ligavam. Por esta interrupção de mais alguns alguns dias de simbólico luto, sem publicação de novas postagens, solicitamos e nos confessamos gratos pela compreensão e solidariedade que os nossos fiéis amigos de mais de cem mil leitores de 27 países, certamente compreenderão.. ATÉ BREVE!

VIDA E ARTE, DE LUCIANO ROCHA, CHEGOU AOS 300 MIL ACESSOS - PARABÉNS QUERIDO AMIGO!

LUCIANO ROCHA
Lucciano Rocha, turismólogo, artista plástico, poeta del mundo e cidadão dele, uma pessoa de grande elegância e belo trato, cearense, muito inteligente e culto, amante fervoroso e protetor dos animais, que sabe ser e ter, que vive pelo mundo sem esquecer o seu berço cearense, entrou para a quota dos 300 mil acessos do seu rico blog:

www.luccianorocha.blogspot.com

Parabéns meu amigo mui querido!!!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ALFRED ASIS E MAIS UMA ANTOLOGIA. DESTA FEITA EM HOMENAGEM AO POETA ESPANHOL MIGUEL HERNÁNDEZ!

ALFRED ASIS E UMA NOVA ANTOLOGIA:
"MIL POEMAS A MIGUEL HERNÁNDEZ"
CARTA DA FUNDAÇÃO MIGUEL HERNÁNDEZ

Queridos Poetas y Escritores de los MIL POEMAS.

Ya es tiempo de seguir trabajando, mientras César Vallejo está en diagramación.

La Fundación Cultural MIGUEL HERNÁNDEZ de España, se ha hecho parte de nuestra siguiente manifestación de amor y hermandad en las letras.

El Poeta del pueblo, MIGUEL HERNÁNDEZ, el Republicano, es nuestro gran personaje que recibirá los próximos MIL POEMAS en su homenaje.

Desde ya, Como Secretario Nacional de Poetas del mundo, le doy inicio a esta convocatoria que será presentada en España y el mundo en Octubre 2012, celebrando el natalicio del Poeta.
Comenzamos a elaborar los planes de trabajo en conjunto con otras fundaciones y patrocinadores oficiales que serán parte importante de la obra a través de coordinadores Internacionales que participarán por el bien y el éxito de esta nueva "TAREA DE POETAS"

Les abrazo y les espero en breve para el comienzo de la recepción de obras a Miguel Hernández.

Alfred Asís

Adjunto carta FUNDACIÓN CULTURAL MIGUEL HERNÁNDEZ de España


From: Aitor Luis Larrabide Achútegui
Sent: Friday, January 27, 2012 1:11 PM
To: poeta@alfredasis.cl
Subject: Saludos de Aitor L. Larrabide (Fundación Cultural Miguel Hernández).

Amigo Alfred:

Ahí va, en fichero adjunto, la carta solicitada. Espero que sea de tu agrado. Por favor, confírmame que te ha llegado correctamente. Muchas gracias.
Un fuerte abrazo desde Orihuela.

Aitor L. Larrabide
aitor@miguelhernandezvirtual.com
alarrabide@hotmail.com

ELE É ADVOGADO, SENHOR DE ENGENHO E ESCRITOR NATO - EDUARDO HENRIQUE GOMES DE CARVALHO!

Acima, uma visão da casa-grande do Oiteiro, foto da tela pintada por Goreth Medeiros Calda e fotografada por Chiriboga.
Abaixo, o bueiro e ruínas do engenho da Sinhá-Moça.
Oiteiro - 1923 - foto do acervo de Gibson Machado. Tenho essa mesma foto, um pouco mais clara.
MINHA AVÓ MADALENA ANTUNES
Transcrevo, abaixo, o e-mail desse memorialista notável que é o advogado, escritor e senhor do engenho Pituaçu - Eduardo Henrique Gomes de Carvalho. Começamos a trocar "figurinhas" ao raiar dos primeiros lumes do novo ano. Por conseguinte, sua veia intelectual procede do fundo dos tempos, herança dos seus ancestrais, da qual é detentor, talvez superando os que vieram antes dele.

*******************************************************************************

"Cara Lúcia Helena:


Adorei a fotografia da casa-grande do Oiteiro. Saliento que a mesma apresenta um estilo arquitetônico bem diferente das demais do vale do Ceará-Mirim.

Cheguei a conhecer as ruínas do Oiteiro (prédio do engenho) em 1989, quando fotografei e filmei quase todos os engenhos do vale (Ainda encontrei a casa-grande do Verde-Nasce, embora quase em ruínas). E em relação ao Oiteiro, me informaram que a casa-grande era uma situada do outro lado do asfalto, mas que se realmente fosse a da foto, ja estava bastante descaracterizada já naquela época (seria a mesma?).

Portanto, tal fotografia é uma relíquia. Sugiro que você tente, com as técnicas modernas da internet, identificar as pessoas que se encontram na foto, pois poderá ter gratas surpresas.

No tocante ao texto da obra de Madalena sobre o jardim da casa-grande, acho-o perfeito. Principalmente pela simplicidade e pela capacidade de caracterizar os detalhes da vida do engenho de forma primorosa.

Basta que lhe diga que "as pedrinhas do sertão" que ornavam os canteiros do jardim da casa-grande são idênticas às que ainda estão intactas em todos os canteiros do Pituaçú, assim como também eram abundantes da latas vazias de querosene que, depois de servirem como galões para o transporte d´água, eram utilizadas como jarros para plantas diversas. Os jasmineiros, com seu perfume embriagador, também eram uma constante no jardim do nosso engenho e os "mimos do céu" (dois tipos: o branco e o rosa) ainda hoje adornam as cercas dos sítios das fruteiras no Pituaçú. Os pés de "brinco de princesa" eram os preferidos das crianças para "estalar" os botões antes de se tornarem flores e sem falar nos "sorrisos", nos "antúrios" e nas "orquídeas" que ainda se conservam nos troncos das fruteiras do jardim...(Ainda vamos marcar sua visita para rever tudo isso no Pituaçú).

Dessa forma, quando li, pela primeira vez, o livro escrito por sua avó, sublinhei todos os trechos que retratam situações similares dos engenhos daquele tempo e que, de certa forma, também fizeram parte da melhor fase de minha vida.

Concluo enfatizando a força das flores, que por mais simples que sejam, impregnam nosso inconsciente com a essência de seus perfumes e as maravilhas de suas cores. Saudade pura!

Eduardo Carvalho.

********************************************************************************
"Garimpando no baú de fotografias antigas, encontrei a foto da Casa-Grande do engenho Oiteiro - datada de 1923. Imediatamente lembrei do texto de Madalena Antunes..." (Gibson Machado)


REMINISCÊNCIAS
Maria Madalena Antunes Pereira( *)

“No outono da vida, recordar é abrir pontos de luz na estrada abandonada do passado.

Maio! Ainda hoje o contemplo, no milagre da imaginação, no pólen de suas flores, na renovação de suas messes, sentindo em tudo a poeira das desilusões, polvilhando a trilha do passado.

O encanto dos jardins do Oiteiro resumia-se em sua profusão de flores. Os canteiros eram orlados de fundos de garrafas e pedrinhas do sertão. As roseiras transbordavam de latas de querosenes, e os jasmineiros cresciam pujantes, beirando os velhos muros, gretados, da Casa-Grande.

Pelos vidros partidos das varandas, penetravam os “mimos de céu”, que aljofravam o solo, como róseas borboletas de asas despedaçadas rolando pelo chão.

Os rosedás embalsamavam o ar, paralelos os bogaris de folhas largas, delicadamente enrolados, quais brancos caracóis. As angélicas afloravam de varetas verdes, que se inclinavam salpicadas de estrelinhas brancas, como o cajado de São José.”

(*) Maria Madalena Antunes Pereira em “Oiteiro memória de uma SINHÁ MOÇA” - Ed. Irmãos Pongetti - 1958.


http://gibsonmachadocm.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ÉRIKA NESI - A JOVEM MULHER DAS LETRAS, DA MEMÓRIA, DA CULTURA E DA LOUVAÇÃO AOS QUE VIERAM E SE FORAM, ANTES DELA E DEIXARAM EXEMPLOS EDIFICANTES.

ERIKA NESI
O ICONE FASHION DE ONTEM, 25-01, É O GUARDIÃO DA MEMÓRIA DO RN - ENÉLIO LIMA PETROVICH - ENALTECIDO COM RELATOS FIÉIS NA HOMENAGEM DESSA MENINA QUE É FEITA DE BRILHO E SABEDORIA.NO JORNAL DE HOJE, ESPAÇO "CIDADE", ELA INTITULOU SUA PÁGINA: "ENÉLIO LIMA PETROVICH - O ICONE FASHION DA MEMÓRIA HISTÓRICA DO RN".
AGRADECIMENTOS EM NOME DA FAMÍLIA DE ENÉLIO LIMA PETROVICH, INCORPORADO NUMA BELA HOMENAGEM, TREZE DIAS ANTES DA MISSA DE 30° DIA.
QUE RICA LOUVAÇÃO!

OBRIGADA!

***********************************************************************

COMENTÁRIO DA PRIMA-AMIGA DE ENÉLIO PETROVICH - VIOLANTE PIMENTEL.


"Li a merecida homenagem ao saudoso Enélio Petrovich no Jornal de Hoje, na coluna de Erika Nesi (25.01.2012).
No discurso proferido por Enélio Petrovich à beira do túmulo de Luís da Câmara Cascudo, no dia 30.07.86, ele citou Tomas Campbell: " Não é morrer, mas viver nos corações dos que ficam". Daí a sentença antológica do velho Ruy: "A morte não extingue, transforma; não aniquila, renova; não divorcia, aproxima".
Enélio partiu, está descansando em paz, mas, com certeza, permanecerá abençoando e zelando por sua família e pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, que foi e continuará sendo a menina dos seus olhos.
Diante de tão bela homenagem, pela jovem mulher das letras, Erika Nesi, a Enélio Petrovich, incorporada de depoimentos sentidos e verdadeiros
de pessoas ilustres que tiveram a felicidade de conhecê-lo de perto, sua família sente-se emocionada e agradecida.

Violante Pimentel"

terça-feira, 24 de janeiro de 2012


A programação da 1ª Feira de Cordel - Natal/RN, conforme anunciado no
blog da Casa do Cordel, é a seguinte:
9:00h - Abertura da feira.
Durante o turno da manhã, serão realizadas inscrições para as oficinas
de cordel e de Xilogravura, com os instrutores Manuel Azevedo e Erck
Lima respectivamente. Essas oficinas serão aplicadas em salas do IFRN.
Serão expostos para vendas, em mesas padronizadas (em nº de 10),
folhetos de cordel, livros novos e usados, cd's, dvd's e artesanatos.
Haverá também espaço para vendas e exposição de objetos de
antiguidades, pinturas e xilogravuras. Além disso, outros serviços de
interesse geral estarão à disposição do público, como, por exemplo,
vendas de livros didáticos usados (sebos), comidas típicas e outros.
Para tanto, serão disponibilizadas algumas tendas (o IFRN solicitou 3
à SEMSUR, mas, segundo informações, estão garantidas 2, de dimenções
6m x 6m). Além dessas tendas, o IFRN tem mais 3, de dimensões 3m x 3m. Essas tendas serão montadas no calçadão do IFRN/Av. Rio Branco/Cidade Alta. Haverá serviço de som para anúncios, chamadas e auxiliar na programação da feira, no que diz respeito a sua qualidade sonora. Durante a tarde, a partir das 14:00h, será realizada a oficina de xilogravura.
Em seguida, às 15:00h, será a vez da oficina de cordel. Às 16:00h,
será dado início ao sarau poético com a participação livre dos poetas
interessados, que recitarão seus cordéis, por intermédio de uma
tradicional difusora (aquelas usados pelos antigos folheteiros nas
feiras livres). Quem souber, e caso queira, recitará o cordel em forma
de canção (cordel cantado).
Às 18:00h, Geraldo Maia, do Programa Cafundó, da TV Assembleia,
comandará outro sarau, agora de forma mais seleta.
Às 18:00h, ainda sob o comando de Geraldo Maia, a Orquestra Potiguar
de Violas fará sua apresentação.
Às 19;00h, Geraldo Maia chamará ao palco, o poeta Zé Martins e Banda
Fibra de Coco.
Às 20:00, Geraldo convida o poeta e cancioneiro José Acaci para sua
apresentação e encerramento.
Essa programação não será rígida, mas se adequará às circisntâncias e
necessidades do momento, de modo a satisfazer aos artistas, poetas e
os demais atores, participantes da feira.
Lembro que essa 1ª Feira de Cordel tem o apoio do IFRN/Campus Cidade
Alta, e tende a se desdobrar em outras mensalmente, neste ano de 2012.
Que seus idealizadores e organizadores, quais sejam, a Casa do Cordel
e Projeto Cordel no Shopping, pretendem levá-la aos municípios
circunvizinhos de Natal. Que estamos em contato com a Secretaria de
Cultura de Macaíba para esse fim.
Um abraço.

Hélio Gomes (Poeta Hegos)

AGENDA DE DODORA CARDOSO DE 25 A 28-01-2012.

DODORA CARDOSO

DODORA CARDOSO

A G E N D A

NESSA QUA-25-IATE CLUBE -POR DO SOL17h

QUINTA - 26-IATE CLUBE DE NATAL -PROJETO POR DO SOL-17h

SÁB 28-PRAIA SHOPPING - 13h

GRANJEIROS OU PRAIEIROS? EIS A QUESTÃO! O FATO É QUE OS MEUS AMIGOS JEAN E ROCHELE PASSAM DOIS MESES DE SOMBRA E ÁGUA FRESCA.

ESSA BONECA LINDA, DE OLHOS CLAROS, COM O ROSTINHO PARECENDO UMA MANGA ROSA, É REBECA, O MIMO DA CASA DOS QUERIDOS JEAN E ROCHELE QUE ESTÃO COM UM GURI DE UM ANOS E MESES.
REBECA É MUITO FOFA E A TIA FICOU ENCANTADA COM O SEU SORRISO CATIVANTE, SUA ALEGRIA E SIMPATIA!
UM ENCONTRO FELIZ: ROCHELE E JEAN MEDEIROS, COM A FILHOTINHA REBECA, NO CAFÉ SANTA CLARA DO MIDWAY MALL, HOJE DE TARDE ATÉ A NOITE.
ELES VERANEIAM NUMA GRANJA PARADISÍACA NA PRAIA DE TABATINGA. NESSA GRANJA DA FELICIDADE, PREDOMINAM AS ÁRVORES FRUTÍFERAS E JEAN ME TRARÁ MANGAS, VAMOS COMBINAR O LOCAL E A HORA DO ENCONTRO.
FICO SEMPRE ENCANTADA COM A PAISAGEM BUCÓLICA, EU JÁ MOREI UM ANO E SEIS MESES NUMA GRANJA LINDA, QUANDO SÓ TINHA MEU FILHO ABEL. FOI UM TEMPO TÃO BOM: TANTAS FRUTAS, A HORTA MARAVILHOSA, FEIJÃO VERDE, MACAXEIRA E BATATA DOCE - UM PARAÍSO!
COM OS MEUS AMIGOS ACONTECE O MESMO. MORAM EM NATAL, EM CIDADE SATÉLITE E VERANEIAM NA GRANJA DE TABATINGA ONDE JEAN, COMO MEU FILHO, É SURFISTA INVETERADO.
A COMPANHIA FOI ÓTIMA, VOU AGUARDAR AS MANGAS. BEIJOS AMORES!

MISSA DE 30° DIA EM LOUVOR DA ALMA DE ENÉLIO LIMA PETROVICH, DIA 06-02-2012.

ENÉLIO LIMA PETROVICH

MISSA DE 30°DIA

Maria do Perpétuo Socorro Galvão Petrovich (Miriam Petrovich), Lirian e Júlio Cesar, Célio e Maria do Livramento, Enélio Antonio e Ana Carla, e respectivos netos, convidam para a Missa de 30° dia, em sufrágio da alma de Enélio Lima Petrovich, a realizar-se no próximo dia 06-02-2012, às 17:00, no Convento Santo Antonio (Igreja do Galo), em Cidade Alta.

Desde já agradecem a este ato de Fé e Caridade Cristã.

O QUE NÃO SE PODE ESQUECER: O NOVO JORNAL E O LUDOVICUS, LANÇARAM O LIVRO: "ACTAS DIURNAS - CRÔNICAS DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO", EM NOV/2011

LUÍS DA CÂMARA CASCUDO
- VIVO E REDIVIVO SEMPRE!
ACTAS DIURNAS -
CRÔNICAS DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO

A publicação desta obra celebra parceria entre o NOVO JORNAL e o LUDOVICUS - Instituto Câmara Cascudo, dirigidos ambos, respectivamente, pelo jornalista Cassiano Arruda Câmara e Anna Maria Cascudo Barreto; parceria em tudo nova e instigante, que pretende perpetuar-se através de outras futuras ações em conjunto, especialmente voltadas à democratização de idéias consagradoras do labor e do conhecimento.
Reúne, através da seleção de textos originalmente publicados em “A República”, há setenta anos, um pouco do inesgotável Cascudo enquanto cronista da vida cotidiana, memorialista e anotador dos faustos da História, especialmente da História provinciana e natalense a que não falta um certo toque de humor invulgar e aristocrático, que em mãos hábeis redundaria numa sucessão de cromos anedóticos. Cascudo, no entanto, engrandece qualquer assunto com o seu estilo inigualável, sua cultura e erudição proverbiais.
Nesse gênero, jornalístico por excelência, Luís da Câmara Cascudo reafirma sua condição indiscutível de mestre e de artista da palavra, ao discorrer num estilo delicioso e único sobre episódios e personagens. Compõem, esses textos por assim dizer hipnóticos e carismáticos, o universo mental e afetivo de um escritor que por muitos anos produziu um legado intelectual que teria exigido o concurso, não apenas de um homem, mas de um conjunto de homens de cultura e talento que se devotassem incansavelmente a uma tarefa, sob muitos aspectos, sobre-humana, como da obra de Shakespeare disse Coleridge em seu inigualável estudo sobre o Bardo inglês.
Precursor do chamado Jornalismo Literário ou Cultural, como preferem alguns, ainda muito jovem recebeu Cascudo como um presente de seu pai, o Coronel Francisco Cascudo, um jornal – A Imprensa – para praticar a sua arte de escritor e fixar uma época e todas as suas conotações de natureza cultural, humana e política, que procuramos representar aqui através de uma galeria inesquecível que põe novamente em evidência a exuberância de seu universo intelectual, além de consagrar a argúcia com que olhou e se deteve sobre o cotidiano de uma cidade que não passaria então de uma vila preguiçosa e dorminhoquenta.
Enriquece Luís da Câmara Cascudo nossas vidas com a magia e o mistério de outras vidas, sem recair jamais na retórica banal ou no servilismo convencional e corriqueiro, característicos dos agrupamentos enquistados, ao dar relevo a peculiaridades psicológicas, temperamentais e espirituais de todos aqueles que despertaram a sua atenção e que em um lapso de tempo marcaram a vida de Natal, compondo o tecido social e cultural de que se fizeram representantes ou representativos de uma sociedade e de uma época em franca transição para a modernidade. Assim, convivem em seu texto do empreendedor ao homem do povo anônimo e tenaz, o intelectual e o político, o artista e o visionário, o industrial e o filantropo, o inovador e o serviçal do hábito que por seus atos ou pela memória de seus atos se fizeram imprimir em seu imaginário afetivo.
Eis o livro que havia muito se fazia esperar.
Texto: Franklin Jorge

O lançamento do livro “Actas Diurnas - Crônicas de Luís da Câmara Cascudo” - foi apoteótico. Evento para maior engrandecimento da memória do Rio Grande do Norte que, lamentavelmente não pude comparecer, por motivo alheio à minha vontade.
O grande evento teve lugar no Ludovicus (a Casa de Luis da Câmara Cascudo) em comunhão com o Novo Jornal, em 17-11-2011.

E não poderia ser de outra forma, sem a sensibilidade literária desse augusto escritor, filho do vale verde cearamirinense, meu conterrâneo, e quem, depois de Nilo Pereira (refiro-me ao cronista literário), tornou-se um ícone no gênero epistolar.

Louvo à minha querida confreira Anna Maria Cascudo Barreto e toda a sua família, por manterem viva a chama dessa imensa luz que jamais se apagará - Câmara Cascudo.

DUAS GRANDES SAUDADES QUE CHEGAM AO RAIAR DESTA TERÇA, 24 DE JANEIRO DO ANO NOVO!

POETA PORTUGUÊS - SILVINO POTÊNCIO
A MINHA SAUDADE!
Silvino Potêncio (*)

É assim esta minha saudade,
Um pé lá e outro cá...em pensamento.
Eu vivo tão só aqui nesta cidade
Para lá eu viajo a todo o momento!

Ali na sombra do verão dessa terra,
Me relaxo e então eu ali vagueio...
A minha Alma a sua porta encerra
E o meu esírito em doces nuvens se enleia!

Vai pensamento vai... vai em busca deste lugar
Me traz noticias da paz que ali se respira,
E volta pra mim já de noite ... ao luar.

Que o meu coração há muito suspira,
Nesta ânsia de lá voltar um dia,
Eu vivo aqui eternamente nesta agonia!


(*) Poeta Português radicado em Natal/RN - Brasil
(in: poesias soltas – Jan. 2012)
www.silvinopotencio.net

************************************************************************

MEUS OITO ANOS
Casimiro de Abreu

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é - lago sereno,
O céu - um manto azulado,
O mundo - um sonho dourado,
A vida - um hino d'amor!
Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
- Pés descalços, braços nus
- Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
...........................................................
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
- Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

PRIMEIRA FEIRA DO CORDEL, DIA 27-01-2012, NO CALÇADÃO DO IFRN.

O CORDEL É A VOZ DO POVO, É O POEMA CANTADO COM ENTUSIASMO E ALEGRIA E PODEMOS COMPROVAR ISSO ASSISTINDO À BELÍSSIMAAPRESENTAÇÃO DOS CORDELISTAS: ZÉ MARTINS, FIBRA DO COCO, JOSÉ ACACI, POETA HEGOS E TANTOS OUTROS, NUMA FESTA MEMORÁVEL, NO DIA 27-01.
1ª FEIRA DO CORDEL
APRESENTAÇÃO POR GERALDO MAIA DO PROGRAMA CAFUNDÓ DA TV ASSEMBLÉIA
DATA: 27-01-2012
HORA DAS 8: ÀS 21 HORAS
LOCAL: CALÇADÃO DO IFRN NA CIDADE ALTA


A programação da 1ª Feira de Cordel - Natal/RN, conforme anunciado no
blog da Casa do Cordel, é a seguinte:
9:00h - Abertura da feira.
Durante o turno da manhã, serão realizadas inscrições para as oficinas
de cordel e de Xilogravura, com os instrutores Manuel Azevedo e Erck
Lima respectivamente. Essas oficinas serão aplicadas em salas do IFRN.
Serão expostos para vendas, em mesas padronizadas (em nº de 10),
folhetos de cordel, livros novos e usados, cd's, dvd's e artesanatos.
Haverá também espaço para vendas e exposição de objetos de
antiguidades, pinturas e xilogravuras. Além disso, outros serviços de
interesse geral estarão à disposição do público, como, por exemplo,
vendas de livros didáticos usados (sebos), comidas típicas e outros.
Para tanto, serão disponibilizadas algumas tendas (o IFRN solicitou 3
à SEMSUR, mas, segundo informações, estão garantidas 2, de dimenções
6m x 6m). Além dessas tendas, o IFRN tem mais 3, de dimensões 3m x 3m. Essas tendas serão montadas no calçadão do IFRN/Av. Rio Branco/Cidade Alta. Haverá serviço de som para anúncios, chamadas e auxiliar na programação da feira, no que diz respeito a sua qualidade sonora. Durante a tarde, a partir das 14:00h, será realizada a oficina de xilogravura.
Em seguida, às 15:00h, será a vez da oficina de cordel. Às 16:00h,
será dado início ao sarau poético com a participação livre dos poetas
interessados, que recitarão seus cordéis, por intermédio de uma
tradicional difusora (aquelas usados pelos antigos folheteiros nas
feiras livres). Quem souber, e caso queira, recitará o cordel em forma
de canção (cordel cantado).
Às 18:00h, Geraldo Maia, do Programa Cafundó, da TV Assembleia,
comandará outro sarau, agora de forma mais seleta.
Às 18:00h, ainda sob o comando de Geraldo Maia, a Orquestra Potiguar
de Violas fará sua apresentação.
Às 19;00h, Geraldo Maia chamará ao palco, o poeta Zé Martins e Banda
Fibra de Coco.
Às 20:00, Geraldo convida o poeta e cancioneiro José Acaci para sua
apresentação e encerramento.
Essa programação não será rígida, mas se adequará às circusntâncias e
necessidades do momento, de modo a satisfazer aos artistas, poetas e
os demais atores, participantes da feira.
Lembro que essa 1ª Feira de Cordel tem o apoio do IFRN/Campus Cidade
Alta, e tende a se desdobrar em outras mensalmente, neste ano de 2012.
Que seus idealizadores e organizadores, quais sejam, a Casa do Cordel
e Projeto Cordel no Shopping, pretendem levá-la aos municípios
circunvizinhos de Natal. Que estamos em contato com a Secretaria de
Cultura de Macaíba para esse fim.
Um abraço.

Hélio Gomes (Poeta Hegos)