quinta-feira, 1 de setembro de 2011

DAR AO VALE O QUE É DO VALE - A ACLA RECEBE APOIO DA EX-PREFEITA EDNÓLIA MELO EM PROL DO PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SOLAR GUAPORÉ.

SOLAR GUAPORÉ
DESDE A SUA PRIMEIRA RESTAURAÇÃO, PELO ESFORÇO INCANSÁVEL DO MEU DILETO PRIMO NILO PEREIRA, AINDA NO GOVERNO DE GERALDO MELO, O GUAPORÉ REERGUEU-SE COMO A FÊNIX COM CAPACIDADE PARA VISITAÇÕES E APLAUSOS.
DEPOIS, RELEGADO AO MAIS CRUEL ABANDONO DURANTE ANOS, PESSOAS LIGADAS À LITERATURA, À GENEALOGIA, À HISTÓRIA E AOS "LOUROS" DA ESPERANÇA, VÊM SE INTERESSANDO PARA SALVAR A CASA GRANDE DO ANTIGO ENGENHO GUAPORÉ, QUE, NO SÉC.XIX PERTENCIA AO BARÃO DO CEARÁ-MIRIM, MANOEL VARELA DO NASCIMENTO, MEU TRISAVÔ.
AINDA SUBMERSO AO SILÊNCIO DO TEMPO, SOB AS PANCADAS DA VIOLÊNCIA DO VANDALISMO QUE O APEDREJA, SENDO CORTEJADO PELOS MORCEGOS E MARIBONDOS, O "VELHO SOLAR (COMO O CHAMA DIÓGENES DA CUNHA LIMA), VEM SENDO OBJETO DE INTERESSE À SUA SALVAÇÃO.
AGORA, A ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS (ACLA), PELO GRANDE EMPENHO DO SEU PRESIDENTE, O ADVOGADO E ESCRITOR PEDRO SIMÕES NETO - HOMEM DE APURADA SENSIBILIDADE - (QUE EMBORA NÃO TENDO NASCIDO NO VALE, ALI CHEGOU ENTRE OS TRÊS OU QUATRO ANOS DE IDADE, ELEGENDO CEARÁ-MIRIM COMO SUA TERRA AMADA - COMO ELE MESMO REFERE: "SOU MENINO DO VALE"...E É MESMO!) E ATÉ JÁ RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO CEARAMIRINENSE, TITULO QUE FEZ POR MERECER, BEM MAIS DO QUE MUITOS LÁ NASCIDOS, VEM DESENVOLVENDO SEU PRESTÍGIO, SUA INTELIGÊNCIA, ABRINDO PORTAS E ESCANCARANDO OS CAMINHOS, EM PROL DA REVITALIZAÇÃO DO "MUSEU NILO PEREIRA" - O GUAPORÉ.
GERALDO MELO E EDNÓLIA DA CÂMARA MELO, EX-PREFEITA DE CEARÁ-MIRIM, RECENTEMENTE DESIGNADA, PELO MINISTRO GARIBALDI ALVES FILHO, COMO PRESIDENTE DO PMDB EM CEARÁ-MIRIM, AO MESMO TEMPO EM QUE JÁ SE APONTA SEU NOME À CHEFIA DAQUELE EXECUTIVO NO PRÓXIMO PLEITO (2012).
EDNÓLIA DEU O SEU TOTAL APOIO À ACLA, CONFORME TEXTO ABAIXO, DO MEU CONFRADE E PRESIDENTE, PEDRO SIMÕES NETO.
FRANCISCO DE ASSIS RODRIGUES (SEC. DA ACLA), GIBSON MACHADO (VICE-PRESIDENTE), PEDO SIMÕES NETO (PRESIDENTE DA ACLA), EDNÓLIA MELO E O CONFRADE E ANFITRIÃO - FRANKLIN MARINHO (TESOUREIRO DA ACLA).


CASA GRANDE DO GUAPORÉ:
EDINÓLIA MELO DE ACORDO COM A ACLA


No post sobre o encontro com a Secretária de Cultura, Isaura Rosado, dissemos que ela nos afirmou que se dependesse da Fundação José Augusto, a ACLA seria a administradora do acervo conhecido como "Casa Grande do Guaporé". A Secretária nos informou, entretanto, que Geraldo Melo - proprietário do imóvel - estaria reivindicando o Guaporé e que este seria um óbice à nossa pretensão. Pois bem. Entramos em contato com a ex-prefeita Edinólia Melo, esposa de Geraldo Melo e esta agendou um encontro com a diretoria da ACLA, na casa do acadêmico Franklin Marinho, em Ceará-Mirim. Depois de ouvir sobre os nossos projetos de preservar e difundir a cultura de Ceará-Mirim, de priorizar o enlace com a área educacional, estimulando e provisionando a transmissão de conhecimento sobre a história e a cultura de Ceará-Mirim, e de estimular ações em favor do turismo cultura, a ex-prefeita, proprietária do Guaporé, em cuja administração se criou e executou o projeto de construção da Estação Cultural Roberto Varela, manifestou a sua concordância com o plano de revitalização da cultura de Ceará-Mirim e em particular sobre o nosso propósito de restaurar e converter o "Museu", numa casa da cultura. Ainda há mais um passo para concretizar essa iniciativa, mas, com fé em Deus e ajuda de Nossa Senhora da Conceição será decidido em nosso favor na próxima semana. Vamos desatando os nós que dificultam as soluções da terra do Valeverde. CEARÁ-MIRIM TEM JEITO.


Pedro Simões
Presidente da ACLA


**************************************************************
E-MAIL DE GERALDO PARA MIM:


Lúcia Pereira


Fosse vivo meu pai, com toda certeza, diria: Alvíssaras/Alvíssaras/Alvíssaras... Era o jeito dele de saudar as boas coisas da vida. Aceite os meus cumprimentos, os quais em seu nome estendo a toda a Academia Cearamirinense de Artes e Letras. Afinal graças aos esforços de todos o Guaporé há de se levantar das quase cinzas em que esteve mergulhado.


Seu primo e admirador


Geraldo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário