sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O DR. EDUARDO BEZERRA - PSICÓLOGO - COORDENOU POR TRÊS DIAS, A GESTALT-TERAPIA, NA FACEX.

DR. EDUARDO BEZERRA - PSICÓLOGO - COORDNADOR DO 1° EVENTO DE GESTALT-TERAPIA, EM NATAL/RN, NA FACEX, MANDA RESUMO DO PRODUTIVO EVENTO.
COORDENADOR DO EVENTO, PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA E CONVIDADOS DO 1° GESTALT-TERAPIA REALIZADO EM NATAL-RN.

DR. JORGE PONCIANO - PALESTRANTE
DR. EDUARDO BEZERRA (COORDENADOR DO EVENTO) E COLEGAS DA PSICOLOGIA, QUE ADOTAM A TÉCNICA DE GESTALT-TERAPIA.
MUITAS PERSONALIDADES DA ÁREA ESTIVERAM PRESENTES, INCLUSIVE O DR. ÁLVARO MOURA, DIRETOR DO IGT-PE (INSTITUTO DE GESTALT-TERAPIA DE PERNAMBUCO).
1º Evento em Gestalt-terapia quE aconteceu em Natal-RN, realizou-se DE 19 A 21-08-2011, na Facex - Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte - durante três dias de muito conhecimento e aprendizado teórico e prático de uma Abordagem Psicológica a qual já é adotada pelo Dr. Eduardo Bezerra, em seu consultório psicoterápico

O referido psicólogo coordenou o Evento com outros colegas, onde tiveram a satisfação de receber e levar aos participantes, teóricos renomados da Gestalt, tais como: Jorge Ponciano e Hugo Elídio, entre outros autores de vários e valorosos livros, reconhecidos nacionalmente.
Conforme relatou o Dr. Eduardo Bezerra: " a Psicologia vem se destacando também no nosso Estado. Pós-Graduado que sou em Gestalt-terapia, pelo Instituto de Gestalt-terapia de Pernambuco - IGT-PE e militante da mesma na minha Clinica Psicológica, tive o orgulho de coordenar nas instalações da FACEX, o Gestaltando - 1º Encontro de Gestalt-terapia de Natal

SOBRE A GESTALT-TERAPIA

"A Gestalt-terapia surgiu sob a influência de vários conceitos teóricos, tais como a Psicanálise, a Terapia Reichiana, o Existencialismo/Fenomenologia e Humanismo, a Psicologia da Gestalt, a Teoria de Campo de Kurt Lewin, o Zen Budismo, a Teoria Dialógica de Martin Buber e outros e, atualmente, é uma força importante no movimento das psicoterapias.

O cliente que procura a Gestalt-terapia é tratado em sua singularidade, prestando-se mais a atenção no "como" do que no "porquê" dos conteúdos que aparecem. Enfatiza-se o contato que o cliente estabelece com ele próprio, com o terapeuta sob a luz do diálogo único mantido entre ambos e o contato interpessoal no grupo/família. São relevantes para a Gestalt-Terapia, no processo fenomenológico, as percepções e as sensações que pulsionam as transformações de ambos, terapeuta e cliente. Na tomada de consciência, no continuum da awareness, o objetivo é restabelecer o diálogo que é e/ou foi interrompido na história da pessoa. A leitura desse diálogo se dá no vínculo da relação terapêutica.
E é importante ressaltar a busca dos recursos internos e potencialidades do cliente, tornando-o mais espontâneo e coerente; e a (re)significação de seus próprios valores e crenças. Em Gestalt-terapia tudo é movimento e criação ". (Marisa Speranza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário