quinta-feira, 3 de maio de 2012

PARABÉNS AO COLÉGIO SANTA ÁGUEDA, EM CEARÁ-MIM/RN - PELO TRANSCURO DOS SEUS 75 ANOS DE FUNDAÇÃO

COLÉGIO SANTA ÁGUEDA EM CEARÁ-MIRIM/RN

No passado dia 14 de abril do corrente 2012, o Colégio de Santa Águeda, localizado na cidade de Ceará-Mirim/RN - Brasil, celebrou seus 75 anos de missão, fecundando na cidade "Verde Vale" FRATERNIDADE e PAZ, através de atividades educacionais, apostólicas e pastorais, desempenhadas com muito amor, por todos que fazem parte desta família.
Os festejos terão continuidade em 26 de maio, 14 de setembro e 24 de novembro.

Isto é um grande marco para o Colégio, que desde o seu nascimento vem alicerçando uma história de intensa doação, deixando as pegadas do carisma franciscano, através das Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho.

A mediadora deste blogue sente-se honrada por ter estudado neste Colégio e sempre faz questão de visitá-lo quando esta passando férias em Ceará-Mirim.


A HISTÓRIA...

A história desse edifício está relacionada com o nome de Dr. Inácio Fernandes Barros, primeiro juiz de direito do município e antigo proprietário.
Em 1937, as irmãs da ordem Franciscana de Nossa Senhora do Bom Conselho instalaram-se no município a pedido do bispo Diocesano Marcolino Esmeraldo de Souza. No mesmo ano, o prefeito Mirabeu da Cunha Melo, une seus esforços ao major Onofre Soares Júnior, para que fosse possível realizar uma antiga aspiração da população local: a instalação do importante educandário.
A inauguração do colégio ocorreu no dia 14 de abril de 1937, dentro de uma intensa programação festiva. Tendo como superiora geral a Madre Rosa da Penha Lima.
O primeiro grupo de irmãs, escolhido pela superiora Geral e seu conselho para dirigir o colégio foi o seguinte: Madre Maria Gabriela - Diretora, Irmã Maria Angelina; Irmã Maria Celeste; Irmã Maria Guardiosa; Irmã Maria da Visitação.
A Irmã Maria Gabriela, fundadora do colégio, que muito trabalhou pelo seu crescimento, em 1946 foi substituída pela madre Maria Beatriz, que iniciou a construção do novo prédio, que foi concluído com a contribuição do presidente Café Filho, a ajuda do povo de Ceará-Mirim e cidades vizinhas.

A partir do ano de 2008 o Colégio de Santa Águeda sofreu uma grande transformação, graças ao espírito empreendedor da irmã Gilda Maria Rocha de Farias. Transformação esta, que não está apenas no prédio, mas também no que se refere à parte pedagógica, com isso é observado um crescente número de alunos. O Colégio conta com uma excelente equipe técnica e um corpo docente bastante competente.
(Texto de: Eriberto Costa. Transcrito do Blogue: Francisco o Guia ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário