sexta-feira, 25 de maio de 2012

RESUMO DA PROGRAMAÇÃO DA ANTOLOGIA “MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS”




APRESENTAÇÃO

Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, em 10 de agosto de 1823.
Assim, em 2012, ano da comemoração dos 400 anos da fundação da Cidade de São Luís será comemorado também o aniversário de 189 anos do grande poeta maranhense.
O Estado do Maranhão homenageou o poeta com uma tradicional praça na sua Capital, São Luís, mas o povo maranhense necessita cultuar mais a memória e o trabalho daqueles que honram o seu Estado, o seu País, através de trabalhos e ações culturais e científicos.
A idéia vem do Chile. Nasceu por ocasião da comemoração do aniversário de 107 anos do grande poeta Chileno Pablo Neruda, em julho do ano em curso, quando entre outras atividades foi lançada a antologia “MIL POEMAS PARA PABLO NERUDA” organizada por Alfred Asís . Esta foi estendida para o poeta Peruano Cesar Vallejo, que terá a sua antologia “MIL POEMAS PARA CESAR VALLEJO”. Nessa ocasião surgiu a ideia da organização de uma antologia e homenagem dessa natureza para um poeta brasileiro.
Assim voltei ao Brasil com o firme propósito de cumprir a honrosa tarefa. O primeiro desafio centrou-se na escolha do nome, a partir da compreensão da existência de um quantitativo razoável de pessoas dignas dessa homenagem. A preocupação foi dividida com a profa Maria Cícera Nogueira, que prontamente entendeu a responsabilidade da missão, de modo que de nossas análises resultou a escolha do nome de Gonçalves Dias, principalmente em razão de este grande poeta maranhense:

- Ter procurado formar um sentimento nacionalista ao incorporar assuntos do povos e das paisagens brasileiras na literatura nacional;


- Desenvolver o Indianismo, ao lado de José de Alencar;
- Por sua importância na história da literatura brasileira ao incorporar uma ideia de Brasil à literatura nacional;
- Por sua grande obra que nos estudos literários enquadrada no Romantismo.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Organização e Lançamento da Antologia “MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS
1.1 Convocação aos ocupantes das cadeiras patroneadas por Gonçalves Dias em todas as Academias, Associações e similares, existentes em todo o território nacional; poetas brasileiros, de todas as idades, renomados e neófitos (na produção literária); estudantes brasileiros dos vários graus de ensino, poetas estrangeiros para a produção de Poemas em homenagem a Gonçalves Dias.


1.2 Elaboração de concursos com estudantes dos cursos de Letras das Universidades e Faculdades de São Luís e Caxias assim como, das escolas do Ensino Fundamental e Médio, principalmente aquelas que tem o nome de Gonçalves Dias. Para tal serão realizadas palestras e distribuição de Folder, sobre o autor, em escolas para sensibilização à criação de poesias em homenagem a Gonçalves Dias;

1.3 Lançamento da Antologia (09 a 11 de Agosto de 2012) nas cidades de São Luís-MA e Caxias-MA, com leitura de poesias nos lugares significativos da vida do poeta, além de Universidades, Escolas, Teatros, entre outros (a serem definidos pela equipe organizadora do Evento).

2 Elaboração e apresentação de pesquisas acerca da vida e obra de Gonçalves Dias.
3 Convocação de Artistas plásticos, músicos para criarem obras inspiradas no período vivido por Gonçalves Dias.
4 Convocação aos artesãos e pequenos empresários interessados na produção de sourvenir com fotos, poesias e temas de Gonçalves Dias e sua época.
5 Leitura de poesias na Praça Gonçalves Dias, em Escolas, Teatros Universidades e outros espaços.
6 Apresentação de concertos e shous com temas da época de Gonçalves Dias.
7. Convite e entregas de comendas a poetas convidados de entidades locais, nacionais e estrangeiras.


OBJETIVOS
- Conhecer a vida e a obra de Gonçalves Dias e reconhecer a importância das motivações que caracterizam a sua obra, tais como o romantismo, o nacionalismo e dentro deste a valorização dos povos que iniciaram a história do nosso país.
- Apreender a importância do conhecimento e divulgação da vida e obra dos grandes nomes nacionais.
- Compreender a urgência de otimização do potencial criador da criança e adolescente e o papel de mediação da escola, da família e das Instituições culturais nessa perspectiva.


PERÍODO:
Agosto de 2011, (09,10,11/08 )de 2012 e 2013
ENTIDADES E ÓRGÃOS ENVOLVIDOS:
IHGM, SCL-MA, UFMA, ACADEMIA DE LETRAS DE CAXIAS, SECRETARIAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO E DOS MUNICÍPIOS DE SÃO LUÍS E CAXIAS, SOBRAMES, SOCIEDADE DE POETAS DEL MUNDO, SALAC, aBrace.



OBJETIVOS Socializar o projeto Gonçalves Dias à sociedade em geral; Discutir o projeto Gonçalves Dias; Apresentar poemas já existentes sobre Gonçalves Dias; Declamar poemas sobre Gonçalves Dias por poetas contemporâneos. PROGRAMAÇÃO 18h30min. – Abertura oficial (auditório do IHGC) – Des. Arthur Almada Lima Filho - Presidente do IHGC Execução do hino nacional brasileiro 19h00 – Apresentação e discussão do projeto (auditório) – Dilercy Aragão Adler 20h00 – 21h00 – Leitura de poemas para Gonçalves Dias, já existentes. 21h00 – 22h00 – Leitura de poemas por poetas caxienses e poetas convidados. 22h00 – coquetel.

OBJETIVOS Socializar o projeto Gonçalves Dias à sociedade em geral; Discutir o projeto Gonçalves Dias; Apresentar poemas já existentes sobre Gonçalves Dias; Declamar poemas sobre Gonçalves Dias por poetas contemporâneos. PROGRAMAÇÃO 18h30min. - Abertura oficial (auditório do IHGC) - Des. Arthur Almada Lima Filho - Presidente do IHGC Execução do hino nacional brasileiro 19h00 -Apresentação e discussão do projeto (auditório) - Dilercy Aragão Adler 20h00 - 21h00 – Leitura de poemas para Gonçalves Dias, já existentes. 21h00 - 22h00 - Leitura de poemas por poetas caxienses e poetas convidados. 22h00 - coquetel.

PRESIDENTES DE INSTITUIÇÕES

Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM
Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
Instituto Histórico e Geográfico do Caxias - MA-IHGC
Arthur Almada Lima Filho
Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão -SCLMA
Dilercy Aragão Adler
Federação das Academias de Letras do Maranhão - FALMA
Álvaro Urubatan Melo
Convidam para o “II Encontro Gonçalvino (São Luís-Caxias)”com a “Louvação a Gonçalves Dias”, evento preparatório do Projeto -
“MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS”
Dia: 25/04/2012
Local: Palácio Cristo Rei - Parte I às 15h30min
Praça Gonçalves Dias - Largo dos Amores - Parte II - às 18h
P R O G R A M A Ç Ã O - Parte I (Palácio Cristo Rei)
15:30: Exposicão de Baners, Fotos e Telas
Exposição de Banner
- Entrega de documentos (Ficha de Matricula e Certidão de Idade), vindos de Coimbra-Portugal)
- Banners com a antiga casa de Gonçalves Dias e Carta de Gonçalves Dias
Arthur Almada Lina Filho - Presidente do IHGC
Valquíria Araújo - Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Caxias
Manoel Bezerra - IHGC
Carvalho Junior - ASLEAM
Wybson Carvalho - ACL
Miramar Silva - IHGC
16:30: As Mulheres de Gonçalves Dias
Erlinda Maria Bittencourt (UEMA-IHGC)
17:00 Gonçalves ias - O Dramaturgo
Wybson Carvalho - Membro da Academia Caxiense de Letras 17:30:Apresentação do andamento do Projeto pelas Comissões de São Luís e Caxias.


Parte II (Praça Gonçalves Dias - Largo dos Amores)
LOUVAÇÃO A GONÇALVES DIAS
18:00 Apresentação Musical do Grupo Chorinhos e Chorões
19:00 Apresentação Coral Madrigal
19:45 Performance Poético -Teatral - Companhia Beto Bittencourt
20:30 Leitura de poesia por Poetas de Caxias e São Luís
Poesia: Mistura Nativa Manoel Bezerra - IHG- CAXIAS
Poesia: Canção de um Filho - Carvalho Júnior - ASLEAM
Poesia: Dias de Felizes Lembranças - Valquíria Araújo - Caxias Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Caxias
Poesia: Pelos Caminhos do Poeta - Miramar Silva -IHGC
21:00 Encerramento: Apresentação da Banda da Polícia Militar e soltura de balões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário