terça-feira, 2 de agosto de 2011

ANA MARIA CASCUDO BARRETO CHEGANDO DA SUA EXPRESSIVA PARTICIPAÇÃO NO 47° FESTIVAL DE FOLCLORE DE OLIMPIA/SP, DE 23 A 31-07-2011.

FESTIVAL DE FOLCLORE DE 23 A 31-07-2011, NA CIDADE DE OLIMPIA/SP.
FESTIVAL DE FOLCLORE DA CIDADE DE OLÍMPIA, EM SÃO PAULO,
COM MAIS DE DEZ MIL PESSOAS.
ANNA MARIA E SEVERINO VICENTE TIVERAM EXPRESSIVA PARTICIPAÇÃO, BEM COMO PAULO VARELA.
ALÉM DAS PALESTRAS TIVERAM VÍDEOS SOBRE O FOLCLORE DO RN, SOBRE O PASTORIL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE E OUTROS MOMENTOS.
ANNA MARIA CASCUDO BARRETO
QUE DISCORREU SOBRE LUIS DA CÂMARA CASCUDO E MÁRIO DE ANDRADE, FALANDO PARA UM PÚBLICO DE DUAS MIL PESSOAS!
NAS ANDANÇAS DE ANNA MARIA POR SÃO PAULO, ELA TEVE O PRAZER DE ALMOÇAR NUM RESTAURANTE CINCO ESTRELAS DA CAPITAL INTITULADO "CASCUDO". ESSE BATISMO NASCEU DA PAIXÃO DA PROPRIETÁRIA, APÓS A LEITURA DA VIDA E OBRAS DO FOLCLORISTA.

O Festival do Folclore de Olímpia surgiu a partir das pesquisas e exposições do professor José Sant’Anna, pela década de 1950. Essas exposições foram se expandindo das salas de aula do referido professor para outras escolas e estabelecimentos comerciais da cidade, até chegar à Praça da Matriz de São João Batista, transformando-se, desde 1965, num promissor festival. A expectativa de público presente varia de 250 a 300 mil e mais 10 milhões de expectadores que assistem ao Festival pela TV ou Internet.

De acordo com Séphora Bezerra, atualmente a grande festa do folclore de Olímpia é reconhecida como a maior e mais importante no gênero, tanto que, em razão de seu prestigio, atribui-se a Olímpia o já consagrado titulo “Capital do Folclore”.

A delegação potiguar conta com cerca de 280 pessoas envolvidas, de 22 municípios, desde a Comissão Organizadora da Caravana, até os grupos folclóricos, além de 35 cinco pessoas que realizarão palestras, exposições, exibições de vídeos, oficinas e demonstrações da prática do nosso artesanato.

Nas principais mudanças que estão previstas para esta edição são: a presença de potiguares produzindo alguns de seus pratos típicos; artesãos executando suas artes; peças no pavilhão de exposições conhecido como recinto; a famosa casa de taipa construída em diversos eventos aqui no RN pelo poeta Paulo Varela, sendo que esta casa dará início a um novo projeto na cidade que se chama Vila Brasil, composta por uma arquitetura peculiar de cada estado brasileiro, a casa potiguar será a primeira e assim a nossa marca para a cidade de Olímpia.

Dentre os palestrantes convidados, conta-se com Anna Maria Cascudo Barreto (sobre Luís da Câmara Cascudo); Severino Vicente; Maria Tereza de Oliveira; José Augusto Costa Júnior; Kahdynn Mendes de Melo; Wescley Cunha e a própria Séphora Bezerra. O tema central das palestras versou sobre "Contemporaneidade do Folclore Potiguar".


www.folcloreolimpia.com.br

Um comentário:

  1. Parabenizo à grande escritora Ana Maria Cascudo Barreto que tão bem representa o povo potiguar e seu imortal pai, Câmara Cascudo, sempre incansável e bela, relacionando-se com todos com essa maravilhosa "finesse" que é sua marca constante. Beijo com meu carinho e admiração.

    ResponderExcluir