sexta-feira, 12 de agosto de 2011

IOLETE LACERDA - BRASÃO DE HONRA DO VALE VERDE - MULHER INTELIGENTE, FOI CORRESPONDENTE DE NILO PEREIRA, EDGAR BARBOSA E RUY ANTUNES PEREIRA.

PROFESSORA IOLETE LACERDA - NOME QUE HONRA O MAGISTÉIRO DE CEARÁ-MIRIM - A MULHER EPISTOLAR, CUJA RELAÇÃO DE CORRESPONDENTES, SEM EXAGERO, ATRAVESSA A DIMENSÃO MAIOR DO NOSSO PENSAMENTO.
NESTE ESPAÇO, FESTEJADA PELO PRESIDENTE DA ACLA - DR. PEDRO SIMÕES NETO - EM HOMENAGEM SIMPLES E NOBRE.
PROFESSORA IOLETE LACERDA, UM EXEMPLO DE "MESTRE-ESCOLA"


Querido(a)s amigo(a)s
Peço levar em consideração o registro que faço a seguir, assim como repassá-lo para os amigos, recomendá-lo ou postá-los em blogs ou colá-lo em seu mural. Trata-se de uma singela mas significativa homenagem a uma velha e querida "mestre-escola" do bom Ceará-Mirim.




O RN QUE VALE A PENA


IOLETE LACERDA talvez seja a mais antiga professora de Ceará-Mirim, ainda em atividade, embora aposentada, é sempre requisitada pelos colegas para repassar-lhes a experiência de cinquenta anos de magistério ou ministrar aulas inaugurais ou ainda participar de painéis e eventos ligados à educação.
Nascida em Ceará-Mirim, onde vive até hoje, deu o melhor de si na formação dos quadros dirigentes da sua cidade.
É um exemplo, um paradigma, um modelo a ser seguido.
Aqui, na nosso espaço, a ACLA lhe presta essa singela homenagem.


CEARÁ-MIRIM TEM JEITO!




PEDRO SIMÕES
Professor, Advogado e Escritor


*************************************************************
OBSERVAÇÃO: Sempre tive amizade com o meu dileto tio Ruy Antunes Pereira, diga-se, beletrista, autodidata, homem inteligente e culto, com quem mantive extensa correspondência.
Quando do seu falecimento em abril de 1995, sua filha Denise Pereira Gaspar e eu resolvemos abrir suas cartas. Nelas o tesouro de um homem que lia desde os grandes autores internacionais e nacionais, aos mais simples. Ler era o seu exercício diário, como a necessidade de um alimento à alma!
E foi nessa sua extensa correspondência que encontramos algumas cartas dele para a professora Iolete Lacerda, que privava da sua amizade e consideração.
Uruca (Denise) e eu incluímos duas cartas do Senhor do Mucuripe, páginas para Iolete Lacerda, 167 e 168 no seu rico e belíssimo livro: "Mucuripe - O Mundo encantado de Ruy Antunes Pereira" (nome a merecer - pela vivência, pela história, pelo caráter e grande inteligência, por minha indicação, integrar o quadro de Patronos da ACLA!).
Pelo menos duas cartas para a professora Iolete Lacerda poderão ser encontradas nas referidas páginas, datadas de agosto e dezembro de 1981.
Alvíssaras ao meu Presidente, homem de sensibilidade franciscana, catando as esmeraldas do vale.
Iolete Lacerda - você é uma bela página de Ceará-Mirim!


Lúcia Helena Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário