quinta-feira, 5 de maio de 2011

O GRANDE ESCRITOR ACREANO QUE TORNOU-SE JORNALISTA E EDITOR DE SITE DE SUMA IMPORTÂNCIA, ESTÁ ANIVERSARIANDO EM 09 DE MAIO! PARABÉNS, ANTECIPADOS!

DAQUI, DA TERRA LINDA DOS TRÊS REIS MAGOS, O ENORME ABRAÇO DOS QUE TIVERAM O PRIVILÉGIO DE CONHECER ESSA FIGURA NOTÁVEL - JORNALISTA ELSON MARTINS - QUANDO DE SUA ESTADA EM NATAL, POR QUASE UM MÊS,
EM 2006 - UM ANO TÃO BOM!
NOSSA MUI AMADA IRIZETE, ESPOSA DE ELSON MARTINS, NA VISITA ÀS PRAIAS DO LITORAL SUL. ESTA PAISAGEM É EM TABATINGA - 2006, QUANDO OS POMBINHOS POR LÁ PASSEARAM COMIGO E MINHA SOBRINHA IVANNA.
ELSON E ENÉLIO - UMA VISITA FRATERNAL E PROVEITOSA AO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN (2006). DE LÁ, PARTICIPAMOS DA REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DO RN, À ÉPOCA PRESIDIDA POR PAULO DE TARSO CORREIA DE MELO.
IRIZETE, ELSON A FILHOTA YASMIN E OS QUERIDOS: ANNA MARIA E CAMILO CASCUDO BARRETO QUE ANFITRIONARAM O CASAL COM UM ALMOÇO NO MANGAI E UMA CEIA EM SEU BELO APARTAMENTO.
CARINHO É A MARCA REGISTRADA DE ANNA MARIA E CAMILO!
ELSON, LÚCIA HELENA E ENÉLIO PETROVICH, NA VISITA AO IHG/RN, QUANDO O PRESIDENTE, COMO SEMPRE, FOI RECEPTIVO E MUITO AGRADÁVEL.
BREVES PALAVRAS SOBRE O JORNALISTA ELSON MARTINS

Acreano, Elson nasceu no seringal Nova Olinda, no alto rio Iacó. Estudou em Sena Madureira e Rio Branco. Viveu em Belém, Macapá e Belo Horizonte de onde retornou à Amazônia, em 1969, como membro da Aliança Libertadora Nacional (ALN). Isso lhe valeu a condição de preso político em 1971. A partir de 1975, como correspondente no Acre do jornal “O Estado de S.Paulo”, Elson Martins testemunhou importantes acontecimentos históricos que culminaram na organização dos povos da floresta, tornando-se referência para as organizações populares de esquerda. Liderou a equipe que produziu o jornal “varadouro”, uma das mais importantes experiências da imprensa alternativa do país. Em 2006, trabalhou como consultor e personagem da minissérie “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”, produzida e exibida pela
TV Globo. Em 2007, ganhou o prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente,
terceiro lugar, na categoria Liderança Individual.
Elson é admirador inconteste do poeta cearamirinense Juvenal Antunes,
que viveu pelo Acre durante 28 anos. Ele conhece toda a sua obra e foi nessa paisagem que Elson e eu ligamos nossas vidas com amizade sincera. passeamos por Ceará-Mirim onde fomos recebidos pela prefeita Ednólia Câmara Melo, Percorremos o Mucuripe e Muriú pelas mãos de Ruisinho - Rui Pereira Júnior.
Elson Martins foi fotografado ao pé da palmeira plantada por tio Ruy (Ruy Antunes Pereira) e onde repousam suas cinzas.
Ainda da sua estadia em Natal, o jornalista teve o prazer de conhecer e conversar, na siciliano do Midway, ainda no térreo, com os escritores Homero Costa e Nei Leandro de Castro.
Em Natal Elson e família foram hóspedes, com chave e tudo, do apartamento do seu grande amigo, que à época morava em Rio Branco, Pedro Vicente!

Hoje, Elson Martins tem o seu aniversário na cidade onde mora - Rio Branco/Acre - e daqui mandamos nossos votos de saúde e felicidade.

UM GRANDE BEIJO MEU - LÚCIA HELENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário